O fato constrangedor registrado por um passageiro da linha Cohab Floresta, ocorreu na última segunda-feira (22), na Avenida Jatuarana próximo à Rua Três e Meio, na zona sul de Porto Velho. Um cadeirante não conseguiu embarcar devido o elevador do coletivo não estar funcionando.
A ação foi filmada por um passageiro de dentro do ônibus, que ainda foi ameaçado caso divulgasse o vídeo com áudio ou imagem do rosto do motorista. “Ele (motorista) falou que se eu postasse (o vídeo) com a voz dele falando ou mostrando o rosto, ou eu desceria do ônibus ou ele não seguiria com a viagem”, relatou o denunciante.
Conforme informou o denunciante, o ônibus parou para o embarque do cadeirante, todavia, ao tentar descer o elevador para que o passageiro pudesse embarcar, o equipamento não funcionou. Após inúmeras tentativas, o motorista explicou ao cadeirante sobre o problema e que não teria como ele embarcar.
“Eu fiz a denúncia porque eu achei revoltante, porque é humilhante, você não tem a facilidade de embarcar como todo mundo e a única forma de você embarcar é utilizando os elevadores e eles não funciona. Você fica constrangido de querer utilizar o transporte público e isso é o mínimo que tem que ser fornecido, garantir que todos possam embarcar independente de sua condição física”, desabafou a testemunha.
Após alguns minutos, o ônibus foi embora e o passageiro, desolado, afirmou que tentaria embarcar em outro coletivo.