Um dos nomes mais populares da política rondoniense em meados da primeira década dos anos 2000, o ex-Senador Expedito Júnior parece ter desiludido do sonho de assumir o comando do estado de Rondônia.
Foram três tentativas frustradas, sendo uma barrada pela Justiça Eleitoral, uma derrota para Confúcio Moura e outra frustração nas urnas no recente confronto com o atual governador Marcos Rocha.
Todas as três candidaturas de Expedito foram tuteladas por uma das maiores legendas de Rondônia, o PSDB, que por anos via o seu nome como a alternativa mais possível de assumir o CPA.
Porém, com a falta êxito eleitoral, Expedito foi minguando sua força dentro do PSDB e atualmente está de malas prontas para o PSD onde irá disputar mais um pleito estadual, porém dessa vez o alvo é outro.
Ao que tudo indica Expedito não virá ao Governo e sim usará o DEM para buscar um novo mandato de Senador, porém, com apenas uma vaga a corrida para senador promete ser disputada possivelmente em maior intensidade que o próprio pleito ao Governo.
Após 12 anos os eleitores rondonienses não terão Expedito como opção de voto ao Governo do Estado.